NEOBR: Da Fórmula 1
à diversas categorias
A liga NEOBR foi criada no ano de 2010 por um grupo de pilotos que participavam de outra liga, a atualmente extinta rFactor Brasil Team. Para eles, o sistema de lá era muito bom, mas queriam algo mais caseiro e amador, então decidiram criar a 'NEO F1 BR', onde primeiramente era constituída apenas como um campeonato de Fórmula 1 seguindo o calendário real e equipes reais da categoria. Com suspeita de uso de
cheater de outra liga pelo administrador, um outro grupo de pilotos se revoltou e se juntaram a esta grupo que formaram a 'NEOBR F1', com apenas uma mudança simples de nome. Jesias Meira Souto, atual administrador principal, conta que Renyr Clarencio é o criador da liga junto com Marcos
Santos. Renyr criou o logo e concepção de como seria o campeonato, já Marcos ficava com a parte técnica
como escolha de mod, direção de prova e site.
Administração
Jesias Meira Souto é o organizador do campeonato, ele comenta que também é um dos narradores e às vezes fica na direção de
prova.
O fixo diretor de prova é Pedro Delgado. Yuri Bascopé e Vinicius Vianna escrevem as matérias sobre as corridas.
Jesias também fala sobre o conselho NEOBR: ''O Conselho NEOBR é um conselho de pilotos para decidir os
assuntos mais significativos da liga. Este conselho é chamado para uma reunião, na hora de organizar um regulamento ou aplicar uma punição grave para decidirem o que será aplicado, todos votam exceto no caso da penalização ser de algum piloto de uma equipe envolvida" conclui. O Conselho NEOBR tem como participantes Jesias Meira Souto, Eduardo Bomfim, Rafa Souza, Felipe Lima, Pedro
Delgado, Yuri Bascopé, Emerson Czerkawsky, Neto Vidal, Reinado Souto, Carlos
Barreto, Carlos Eduardo Maciel, Breno Augusto, Rafael Cruz, Igor Cesar, Gean
Celso e Vinicius Vianna.
Campeonatos
Atualmente, a NEOBR constitui 10 campeonatos em seu meio, confira abaixo quais são:
NF1
É realizado quinzenalmente nas segundas feiras às 22h no simulador rFactor 2 com o mod F1 RFT 2013. A corrida tem uma hora de duração.
|
No momento, a NF1 é o único campeonato da NEOBR sendo realizado no rFactor 2 (Foto: reprodução NEOBR)
|
Ferrari 458
Este campeonato quinzenal também é realizado nas segundas feiras às 22h, alternando com a NF1, desta vez com o simulador Assetto Corsa.
|
O carro em destaque é o Ferrari 458, já presente na versão original do game (Foto: reprodução NEOBR) |
Indy N1
Com etapas quinzenais, a Indy N1 acontece nas terças feiras às 22h no simulador rFactor, com cerca de uma hora e 10 minutos de duração.
|
Esta é a única categoria em que o safety car é ativado, tendo bandeiras amarelas (Foto: reprodução NEOBR) |
FNE
Este campeonato com etapas quinzenais é realizado nas quintas feiras às 22h com o mod Formula E da WCP, que segundo Jesias teve auxílio da NEOBR. As etapas são realizadas no simulador rFactor em circuitos de rua, como no real, feitos por Leonardo Nogueira.
|
Para simular o real, as etapas têm duração de 40 minutos (Foto: reprodução NEOBR) |
NES
O NES é um campeonato de endurance realizado mensalmente aos sábados às 22h. A duração da corrida chega em torno de duas horas e meia (três horas e meia o evento todo, contando com a classificação). É realizado no simulador rFactor com o mod 'Simtek'.
|
Como no real, a categoria permite a troca de pilotos no meio da etapa, porém grande parte dos pilotos optam por correrem sozinhos a corrida toda (Foto: reprodução NEOBR) |
FN3
A FN3 é o primeiro passo dos pilotos de fórmula (open wheel) na liga, começam nesta categoria, tentam ir para a FN2 e finalmente a FN1 (principal evento de fórmula).
É realizado no rFactor com o mod Fórmula 3, quinzenalmente nas terças feiras às 22h, alternando com a Indy N1. O evento dura em torno de duas horas, possui três baterias de 20 minutos cada. É feita a classificação no início, a largada da segunda bateria é o grid invertido de como terminou a primeira, já na terceira bateria a largada é invertida entre os 10 primeiros da segunda.
|
O início de um piloto de fórmula na NEOBR é nesta categoria (Foto: reprodução NEOBR) |
FN2
Sendo realizado nas sextas feiras às 22h, o FN2 tem como mod o Fórmula Renault 3.5 no rFactor. São duas baterias de 25 minutos cada, a largada da segunda bateria é feita com grid invertido entre os 10 primeiros da bateria passada.
|
A FN2 é o degrau do meio para o sucesso no 'fórmula' (Foto: reprodução NEOBR) |
FN1
Realizada aos domingos às 22h, a FN1 é feita no simulador Game Stock Car com o carro 'Fórmula Reiza', já presente no game. A corrida dura em torno de uma hora.
|
A FN1 é a principal campeonato da categoria 'fórmula' na liga (Foto: reprodução NEOBR) |
TN2
A TN2 é o início para quem gosta da categoria 'turismo'. É realizado no simulador Game Stock Car com o mod Brasileiro de Marcas. As etapas acontecem nas sextas feiras às 22h, quinzenalmente alternando com a FN2. São duas baterias de 30 minutos, a largada da segunda bateria é invertida de acordo com os 16 primeiros da bateria anterior.
|
Assim como no real, é utilizado o sistema de lastro (peso no carro) entre as etapas (Foto: reprodução NEOBR) |
TN1
A TN1 acontece quinzenalmente aos domingos às 20h15, alternando com a FN1. É utilizado o simulador Game Stock Car com o carro Stock V8. São etapas em circuitos brasileiros, possuindo duas baterias (40 minutos na primeira e 20 na segunda), com largada invertida entre os 10 primeiros na segunda bateria.
|
A TN1 é a principal campeonato da categoria 'turismo' na liga (Foto: reprodução NEOBR) |
Transmissão
Além de Jesias, Eduardo Bonfim e Bruno Mali fazem as transmissões das corridas da liga. Eduardo Bonfim e Jesias Meira Souto fazem pela TV NEOBR, já Bruno Mali faz pela XTR, empresa tercerizada contratada pela NEOBR para o próposito de fazer transmissões. Ambos transmitem nos seus canais do YouTube e sites oficiais. Os comentaristas fixos são Felipe Lima e Rafa Souza, Pedro Delgado às vezes também fica como comentarista em outras etapas.
Jesias também apresenta o programa 'NEO BR Pole Position' nas quartas feiras às 21h. Segundo ele, o programa ''foi criado para comentar assuntos que normalmente não dá
para se falar, informações da semana dos campeonatos NEOBR e entrevista com
alguém do AV que tenha alguma história no campeonato, falando um pouco de si''.
Jesias fala do objetivo da NEOBR é um cuidado de criar um sistema de apoio para os pilotos. ''Buscam um trabalho digno
de automobilismo virtual, com informações, produção de matérias, transmissões,
entrevistas/podcast, criar um clima de participação entre todos, isso é o que
falta em algumas ligas atualmente''. Sobre o AV, ele explica que está faltando uma fidelidade entre
participação do grupo entre as ligas ''Está faltando uma estrutura que torne um
piloto fiel, enquanto não alcançarmos isso ainda existirá gente que abandonará
campeonatos'' conclui.
Contato
Site oficial: http://neobr-av.com/