terça-feira, 31 de março de 2015

Curiosidades do AV - A Série Grand Prix (Parte 1 de 4)


Formula One Grand Prix


      Formula One Grand Prix, ou F1GP, foi o primeiro jogo da série Grand Prix, sendo lançado em 1992. Foi produzido e distribuído pela MicroProse e designado por Geoff Crammond. Foi lançado para as plataformas PC (DOS), Amiga e Atari ST.

      O jogo conta com circuitos e carros da temporada de 1991, mas como o jogo não era oficialmente reconhecido pela FIA (não era licenciado), os nomes tanto das equipes quanto dos pilotos são fictícios.

      Formula One Grand Prix foi um dos jogos que revolucionou o mercado de jogos de corrida, com aprimoramento na possibilidade de acerto dos carros (lembrando que o primeiro jogo com possibilidade de acerto de carros foi o "Indianapolis 500", da Papyrus, lançado em 1989), bem como na qualidade gráfica. Foi considerado o 27º melhor jogo de todos os tempos pela extinta revista Amiga Power (ranking de jogos para Amiga).

      Seu grande sucesso refletiu na sequência da série: Grand Prix 2, 3 e 4.




      Formula One Grand Prix estava entre a primeira onda de jogos que tinha uma comunidade on-line ocupada. As primeiras competições foram organizadas por meio de serviços online como Compuserve em 1993, um jogador conhecido como "Ivan" sempre estava no topo dos rankings.


      Como no início do automobilismo virtual, as corridas online em tempo real não eram possíveis. Formula One Grand Prix oferecia apenas um jogo single-player. Assim, as competições eram baseadas em disputas de voltas de treino e save-games de corridas. Estes foram então usadas em competições em torno de corridas completas (ou parciais), por um lado, e os chamados "competições Hotlap" sobre o outro lado. Muitas vezes, as corridas seguiam o calendário da Fórmula 1 real.

      Fonte: SimRacingWorld.com / Wikipedia

A tradicional McLaren branca e vermelha de Ayrton Senna foi substituída por uma vermelha, amarela e preta. Até seu capacete foi mudado (Foto: reprodução)

Com mods, a McLaren de Senna e seu tradicional capacete poderiam aparecer sem restrições (Foto: reprodução)
No cockpit dos carros, as informações de posição, velocidade e marcha já eram mostrados (Foto: reprodução)

      Vídeos:
      
      Gameplay F1GP - Créditos: Squakenet (YouTube)




      Gameplay F1GP - Créditos: RetroGameDemos (YouTube)


4 comentários:

  1. Muito bacana a materia , parabens meu velho

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    1. Obrigado Erasmo, quinta feira sai a segunda parte falando sobre o Grand Prix 2.

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  2. A melhor série de todos os tempos! Parabéns pelo trabalho

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    1. Obrigado Luís pelo apoio, a parte 2 já está postada e nesta semana ainda terá a parte 3 e a última (4) terça e quinta feira.

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