Grand Prix 2
Grand Prix 2, ou GP2, foi o segundo jogo da série Grand Prix, sendo lançado em 1996. Como o Formula One Grand Prix, também foi produzido e distribuído pela MicroProse e designado por Geoff Crammond. Foi lançado apenas para a plataforma PC (DOS).
O jogo se tratava da temporada de 1994 de Fórmula 1. Este foi o primeiro jogo da série que houve licença oficial da FIA, colocando carros e circuitos reais da temporada. Os carros do game foram pintados com texturas de corridas que não se permitiam propagandas de cigarro e bebidas alcoólicas (em 1994, GPs da Inglaterra e Alemanha).
Tinha mapeamento de textura em 3D e gráficos SVGA, bem como um motor de física mais realista. Uma grande comunidade de entusiastas de GP2 foi formada rapidamente e ainda existe hoje. Grand Prix 2 é reconhecida como uma dos definitivos simuladores de corrida na sua época.
Não havia modo arcade no Grand Prix 2, mas o jogador tinha a capacidade de ligar e desligar ajudas como indestrutibilidade. Havia sete principais funções chamados "auxiliares de condução", que poderiam ser ligados ou desligados: ajuda de direção, freios automáticos, turn-around (o carro vira automaticamente para a frente depois de um acidente), indestrutibilidade (o carro não quebra), linha de ajuda para auxiliar o melhor traçado, mudança automática e controle de tração. O jogo também teve cinco níveis de dificuldade pode-se escolher, e quanto maior o nível, menos opções para auxiliares de condução pode-se ligar ou desligar.
Há também uma função de corrida rápida (Quickrace) que permite que o jogador vá direto para uma corrida sem ter que passar pela sessão de qualificação. Normalmente as pessoas corriam sozinhas (single-player), mas o jogo ofereceu multiplayer e ''modem-linked gaming'' (disputa pela internet). O jogo também contou com uma função de replay e a possibilidade de salvá-lo. A função de replay mostrava os últimos 30 segundos de corrida mas não inclui uma função de edição.
Os carros de 1994, presentes no jogo, foram finalmente licenciados pela FIA (Foto: reprodução) |
O game também aprimorou motor, caixa de marchas e falhas eletrônicas. Isso significava que o piloto não só podia falhar, mas também ter fogo ou fumaça atrás de seus carros a partir de uma falha de motor. Grand Prix 2 foi o primeiro game a simular falhas visuais em carros. O jogo não possuía condições de tempo chuvosas, mas foi implantado a regra oficial de bandeira preta da Fórmula 1, punindo o piloto.
Fontes: Moby Games / Wikipedia
Leia mais: Confira a primeira parte da série, falando sobre o Formula One Grand Prix
Gameplay Grand Prix 2 - Créditos: Christer Andersson (YouTube)
Leia mais: Confira a primeira parte da série, falando sobre o Formula One Grand Prix
Grand Prix 2 foi o primeiro da série a simular falhas visuais ou efeitos de fumaça (Foto: reprodução) |
O cockpit lembrava o do F1GP, porém estava mais aprimorado (Foto: reprodução) |
Vídeos:
Gameplay Grand Prix 2 - Créditos: Squakenet (YouTube)Gameplay Grand Prix 2 - Créditos: Christer Andersson (YouTube)
Nenhum comentário:
Postar um comentário