Rafa Souza: "Jato Italiano"
Foto: reprodução Facebook pessoal |
Rafael Souza da Silva, mais conhecido como "Rafa Souza", tem 22 anos, nasceu em Curitiba - PR e mora atualmente em Guarapuava, no mesmo estado. Faz faculdade de informática em análise de sistemas e no momento finaliza seu tcc.
Início no AV
Rafa conta que desde criança sempre gostou muito de automobilismo, não era das antigas (nos tempos de Super Nintendo) mas jogava muitos jogos de corrida tal como Gran Turismo, Crash Team Racing no PS1, jogos de F1 no mesmo console, virava a noite jogando Nascar Thunder. Aos poucos, ele foi alimentando a vontade de competir em campeonatos.
"Em 2009, comecei com o F1 Challenge 99-02, me interessei por este jogo e foi um negócio até estranho. Ader Fernando, um nome conhecido do AV, me apresentou um campeonato em que ele participava e na minha primeira etapa eram duas baterias, fui pole na primeira corrida, ganhei, na segunda fiquei em 2º. Todo mundo perguntava "Quem é esse cara? De onde ele veio?" e respondi que foi minha primeira corrida, eu não sabia se havia corrido tão bem ou se o pessoal era fraco. Me disseram “Cara, você tem que ir para o rFactor”. Ali comecei no simulador que até hoje é conhecido e muito utilizado pelas ligas" conta Rafa Souza sobre sua estreia.
Início em campeonatos oficiais
A primeira participação de Rafa Souza em campeonatos oficiais foi em 2010 na equipe Pegoraros Racing na liga F1 BC pela categoria Formula Junior (Formula BMW), seu primeiro campeonato foi com controle de PS2, conseguiu venceu uma corrida (a última etapa em Interlagos). Após isto, foi para a categoria Formula Light pela equipe OGP, fez bastante amigos mas teve falta de sorte nas duas temporadas em que participou. A partir daí, começou a correr com o volante Logitech G27 e o nível foi subindo.
Rafa Souza percebeu que o nível era bem mais alto do que no F1 Challenge (Foto: reprodução / OGP) |
Em 2011 retornou a Pegoraros, finalizando sua participação na Formula Light pela F1 BC vencendo uma corrida no circuito de Imola.
Um pouco mais calmo...
Rafa Souza diz que em 2012 se afastou de campeonatos mais movimentados para participar de ligas entre amigos. Ele participou do "Ligas Online", uma liga gratuita. Acostumado com carros de categoria "fórmula" (open wheel), se arriscou em correr pela categoria de turismo nesta liga, usando o mod Renault Clio. Mesmo sendo sua primeira vez na categoria, conseguiu ser campeão.
Rafa Souza corria com o carro nº 13 de cor amarela (Foto: reprodução / Ligas Online) |
Títulos e recordes
"Em 2013 foi o meu ano crescente no AV, eu já tinha títulos mas não em campeonatos de grande porte. Conheci a liga NEOBR, na T2 2013 entrei pela Pegoraros retornando à equipe e correndo com Ricardo Durães e tudo saiu exatamente perfeito".
Correndo pela categoria Formula 4.0 (atualmente FN2) com o mod da GP2, Rafa Souza conseguiu a façanha de conseguir ser o pole position e vitórias em todas as corridas da temporada, sendo até hoje um recorde na liga. Durante esta temporada, ele participou de duas equipes. Por um problema interno da Pegoraros alguns pilotos saíram da equipe. Ricardo Durães criou a Shadow Racing e Rafa foi para a Hat-Trick Racing, continuando com seu xará Rafael Souza que também estava na Pegoraros. Rafa Souza também se tornou o primeiro campeão da Hat-Trick Racing.
Rafa Souza defendeu dois times na temporada: começou pela Pegoraros Racing... (Foto: reprodução / Pegoraros Racing) |
...e terminou como campeão pela Hat-Trick Racing (Foto: reprodução / Hat-Trick Racing) |
Vencedor de uma categoria e subindo para a Formula NEOBR (Atualmente FN1), Rafa correu pela Shadow Racing junto com Ricardo Durães pela T3 2013 (mod F1 2013). Segundo ele, o campeonato foi bem mais difícil pois já conhecia vários outros nomes, estes que deram trabalho durante a temporada, mas mesmo assim conseguiu ser campeão estreando na categoria vencendo quatro corridas.
Com os "capas pretas", Rafa Souza conseguiu seu 2º título na NEOBR (Foto: reprodução / Shadow Racing) |
Apoio, desentendimento e título mundial
Em 2014, Rafa foi contratado pela Target Racing ainda para participar da Formula NEOBR (T1 2014). "Ali tive uma visão um pouco diferenciada pois eu era "totalmente patrocinado" no time, foi uma novidade para mim. Se eu falasse que queria correr em tal liga eles pagavam a inscrição, se eu fosse para uma liga e não tivesse o simulador usado por a mesma eles pagavam e me davam o simulador, tive um apoio muito grande".
Rafa Souza conta que nessa temporada em questão, ele não se adaptou com o mod RFT 2012 e foi vice-campeão (Foto: reprodução / Target Racing) |
Após a temporada, Target Racing e a NEOBR se estranharam e a equipe acabou saindo da liga, Rafa Souza comenta que isso foi crítico para ele, já que a equipe o apoiava bastante mas também gostava da liga. Assim, ele correu pela Virtual Endurance Championship (ou VEC - campeonato mundial de endurance no rFactor 2). Foi sua primeira vez correndo com carro protótipo, e como novidade além da categoria nova, dividia o carro com outros três pilotos, foi campeão pela Target mas não ficou muito feliz em relação ao cansaço e das provas serem muito desgastantes para ele.
"Foi uma boa experiência, mas foi desgastante, as corridas eram na base de Red Bull e Gatorade" brinca Rafa Souza (Foto: reprodução / Virtual Endurance Championship) |
Pela NEOBR, Rafa tinha um vice pela Target e títulos pela Pegoraros / Hat-Trick e Shadow (Foto: arquivo pessoal) |
O retorno a NEOBR
No final de 2014, Rafa Souza sentiu muita vontade de voltar a correr pela liga que o tornou mais conhecido no AV, foi então que seu amigo Yuri Bascopé o convidou para participar da equipe Snow Schatten Racing Team. Rafa conta que Yuri é seu amigo de longa data, viu a Snow nascer e depois de uma pequena "richa" entre os dois (quando queria correr não podia e quando era convidado para correr na Snow não aceitava) finalmente aceitou correr pela equipe dele.
Rafa Souza retornou à NEOBR na T1 de 2015 correndo pela Snow Schatten. A categoria era a mesma mas com outro nome (FN1) e com o simulador Game Stock Car com o carro "Fórmula Reiza". "O Formula Reiza é um carro delicado, era muito fácil de errar com este carro mas a minha regularidade contou no final" argumenta Rafa. Foi campeão pela Snow como piloto e com a equipe depois de uma série de combinações de resultados. Rafa também conta que estudou as combinações de resultados com os pilotos de sua equipe.
Depois de várias combinações de resultados, Rafa Souza se tornou campeão (Foto: reprodução / Snow Schatten Racing Team) |
Rafa Souza conseguiu seu 3º título pela NEOBR (Fotos: Angelita Mara de Souza) |
O apelido e a superstição
Rafa Souza diz que seu apelido "Jato Italiano" veio lá do tempo em que corrida de F1 Challenge 99-02 em 2009, um piloto chamado Nando era "o cara que mandava no circuito de Monza". Rafa venceu uma corrida nesta pista e Nando o elogiou "Nossa, você é um jato!". A partir dai, começaram a chamá-lo de "Jato Italiano", este apelido ainda é mantido com ele no AV.
Ele se considera supersticioso. Na maioria dos carros que usa, Rafa traz um raio estampado na pintura de seus carros, é uma marca dele que se sente bem usando isto, fácil identificação e remete a algo rápido. Geralmente seus carros trazem os números 8 ou 18, são números que ele se familiariza. É ainda mais familiarizado com o número 8.
Nenhum comentário:
Postar um comentário